GRAVIDEZ

Diário de uma gravida: Alimentação

Se engana quem acha que grávida pode comer tudo o que quiser a hora que quiser e a quantidade que quiser. Não é bem assim já que os riscos de diabetes, pressão alta e outras mil coisas em grávidas podem surgir com a má alimentação.

Eu mesma infelizmente não soube me cuidar no início da gestação e estou sofrendo com uma dieta obrigatória já que estou proibida de comer doces, frituras, alimentos com sódio, industrializados e qualquer outra coisa que não seja integral. Não é nada fácil para uma grávida ficar com vontade de comer um doce e saber que esta proibida de comer, mas tenho consciência de que a culpa é minha, já que achei que eu poderia comer todos os doces do mundo.

Fiz todos os exames solicitados pela médica assim que descobri que estava grávida, e entre eles foi medido o nível de glicemia, no qual segundo minha médica estava alto para o início de uma gestação. E o que isso quer dizer?

“Conforme seu bebê cresce, a placenta produz mais e mais hormônios que atuam no bloqueio de insulina. No diabetes gestacional, os hormônios placentários provocam um aumento do açúcar no sangue em um nível que pode afetar o crescimento e o bem-estar do bebê.”

Fonte:(http://www.minhavida.com.br)

Segundo um estudo americano publicado em 2008 no The New England Journal Of Medicine, 18% das mulheres são diagnosticadas com diabetes durante a gestação. Não é um índice muito alto, mas ainda é um índice alertante. Antes de eu engravidar eu malhava pelo menos 5 dias na semana, mantinha dieta e me cuidava muito. Mas depois que descobri a gravidez o sono venceu a vontade de malhar, o cansaço excessivo não me deixava levantar da cama quando chegava do trabalho e os enjoos mal me deixavam comer, e por isso acabei largando a academia, e esse foi um dos fatores que ajudou a glicemia aumentar, pois dizem que exercício físico ajuda no combate da diabetes.

Na imagem abaixo, mostra o que acontece com o corpo quando as gravidinhas são diagnosticadas com diabetes.

Nova1.jpg

Por isso, o primeiro conselho que eu dou para as gravidinhas de primeira viagem é: Cuide da alimentação! Não que vocês não possam comer o que quiserem ou comer uma caixa de chocolate quando sentirem vontade, mas tentem controlar a quantidade já que isso também pode fazer mal para o bebê.

Agora minha dieta é a base de arroz, macarrão, bisnaga e pão integrais, leite desnatado, frutas (apenas as que não possuem açúcar natural), chocolate só com 0% de açúcar ( e muito raramente), sucos naturais,  verduras e muitos legumes. Não ta fácil comer comida sem gosto, já que também não posso exagerar no sal, mas pelo nosso bebê a gente faz qualquer coisa não é?

Espero que esse post ajude e conscientize as gravidinhas de primeira viagem e que não precisem passar por isso para aprenderem que não devemos deixar NUNCA de nos cuidar, porque agora um serzinho depende de nós.

Me sigam nas redes para acompanhar comigo cada descoberta com a chegada do presentinho ♥

Snapchat: caarolinesena
Página do Facebook: https://www.facebook.com/bycarolinesena
Twitter:https://twitter.com/caarolinesena
Instagram: https://instagram.com/senacarolinee/

Deixe um comentário

